Município realizará eleição para novos Conselheiros Tutelares

No próximo domingo, dia 4 de outubro, os cidadãos Donemenses que possuem título de eleitor poderão escolher os cinco novos conselheiros tutelares do Município, participando do processo eleitoral, que contará com uma urna a disposição das 09 às 17 horas no Centro de Múltiplo Uso, que fica localizado no centro da cidade.

Nesta data, todos os municípios brasileiros realizarão o processo de escolha dos conselheiros tutelares. Será a primeira vez que a eleição dos conselheiros ocorrerá em data unificada em todo o país. Atualmente no Brasil tem 5.956 Conselhos Tutelares constituídos, sendo que 99,89% dos municípios possuem, pelo menos, um Conselho em funcionamento.

O Conselho Tutelar é um instrumento a disposição dos cidadãos para zelar, promover, orientar, encaminhar e tomar providências em situações de risco e vulnerabilidade pessoal e social das crianças e adolescentes, como abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação.

O eleitor poderá escolher até cinco candidatos entre os onze inscritos e deve estar munido do titulo de eleitor e identidade para poder exercitar o direito do voto.  A eleição é coordenada pelo CMDAC –  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Dona Emma com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social.