Prefeito faz ajustes no governo com exoneração de comissionados
O município de Dona Emma não se encontra em situação diferente de todos os municípios do Brasil. Diante de uma das maiores crises da história do País o poder público municipal é diretamente afetado com a redução dos repasses e sem uma expectativa de melhora para o setor, cortes acontecem a todo instante, objetivando a economicidade para poder manter o equilíbrio das contas, inclusive com a exoneração de servidores que ocupam cargos comissionados.
Segundo Egon, Prefeito municipal, o orçamento está estritamente apertado e se comparar com o ano de 2014, em 2015 o município deixou de receber aproximadamente um milhão de reais, que certamente fomentariam os serviços voltados a população, enquanto isso a inflação embutida em produtos essênciais para o funcionamento da máquina publica superaram longe a casa dos 11%, citando como exemplo o combustível.
Egon lembrou que em se tratando de órgãos públicos, é no município onde as pessoas vivem e buscam a solução de suas necessidades, como: estradas, saúde, educação, assistência social entre outros e a fatia que é destinada aos municípios é de apenas 17% do que é arrecadado no País, então vem a pergunta: Como manter toda a estrutura? Questiona o Prefeito.
Com janeiro deste ano iniciando com uma previsão de arrecadação de 10% a menor do que se esperava em comparação a períodos anteriores, o prefeito Egon está tomando medidas difíceis, dentre elas a exoneração de servidores que ocupam cargos de confiança, a principio serão três: Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Agricultura), Secretária de Assistência Social e Assessor de Gabinete, cujos titulares compreendendo a delicada situação das finanças municipais solicitaram a sua exoneração dos respectivos cargos. Outros ajustes e medidas de contenção de gastos estão sendo avaliadas para serem adotadas no decorrer dos próximos meses para ajustar as despesas ao comportamento da arrecadação do município, disse o Prefeito.
Para finalizar Egon foi enfático, “mesmo diante da crise buscamos sempre crescer, são ajustes difíceis no governo, mas ao mesmo tempo extremamente necessários. ” Os avanços aconteceram em todos os setores do município e isto é notável, estamos com os pagamentos em dia e trabalharemos firme neste ano para poder finalizar estes quatro anos de mandato deixando um grande legado , talvez o maior da historia em tão curto espaço de tempo, tanto em obras, veículos e equipamentos como no desenvolvimento de projetos, ações e outras atividades através de um trabalho sério prestado à comunidade mesmo em meio a uma crise politica, moral e econômica e também na luta contra as intempéries da natureza, pontuou o Prefeito.