Alunos terão aulas de robótica gratuitamente na EEF Prof. Paul Richard Eltermann

Convênio foi renovado e ampliado em Dona Emma para atender mais de 50 alunos

Na quinta-feira, dia 27 de fevereiro, foi assinado convênio entre Administração Municipal de Dona Emma e Sesi/Senai de Rio do Sul, com a presença do Prefeito Nerci Barp, da Secretária de Educação, Cultura e Desporto Isolde J. Zappas, do gerente Executivo do Sesi Alto Vale Giovane Honorato de Carvalho e da Coordenadora Educação Básica e Profissional do Sesi/Senai Aline Leandra Coelho, com o objetivo de renovar e ampliar os serviços.

A novidade esse ano é que as aulas de robótica serão ofertadas a todos os alunos da EEF Prof. Paul Richard Eltermann, do 1º ao 5º ano, sempre às sextas-feiras, no contra turno das aulas. Nesse dia, os alunos permanecem o dia todo na escola e recebem almoço na escola.

“Nós renovamos a parceria com o SESI pensando no futuro das crianças. Sabemos que hoje a tecnologia é essencial e a robótica, além de tudo, também trabalha o raciocínio e a criatividade, pois envolve várias disciplinas em uma atividade”, salientou o prefeito Nerci Barp.

Essas aulas são proporcionadas pela Administração Municipal de Dona Emma através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto numa parceria com o Sesi/Senai. No ano de 2019, as aulas aconteceram de agosto a dezembro, sendo inédito no município. O valor do investimento é de R$ 31.250,01 com recursos da Secretaria da Educação do município.

“Trabalhar a robótica é oportunizar que os alunos tenham possibilidade de se adaptar a um mercado que cada dia está mais tecnológico e para que possam ocupar boas posições no mercado no futuro”, ressalta a secretária Isolde, que também enfatiza da excelente didática do professor Daniel.

O professor Daniel, que ministra as aulas, explanou para os alunos sobre o que é robótica e quais os benefícios que o projeto trará aos estudantes. “A premissa é fornecer aos jovens maior liberdade e oportunidades de desafio para que possam desenvolver soluções inovadoras diante de problemas atuais e futuros”, enfatiza o instrutor Daniel.

“É uma satisfação renovar este convênio. Isso demonstra que a prefeitura investe em novas tecnologias e modelos de aprendizagem voltados para o desenvolvimento de competências para o século XXI. Esse projeto é importante pois une várias disciplina em uma única aula, como engenharia, matemática, entre outros. Também queremos agradecer a parceria com a Administração Municipal de Dona Emma”, explica o gerente Giovane.

No primeiro ano de implantação das aulas de robótica já foi obtido sucesso. É que os alunos da Escola de Ensino Fundamental Prof. Paul Richard Eltermann, participaram do 1º Torneio de Robótica promovido pela UDESC em Ibirama, onde conquistaram o terceiro lugar.