Unidade de Saúde recebe o nome de Mário Frare

Na sexta-feira, dia 14 de setembro, em Dona Emma, aconteceu ato solene para alteração do nome da Unidade Integrada de Saúde no centro, em homenagem a Mário Frare. Com a presença de autoridades e familiares foi realizada a fixação da nova placa denominando a Unidade Integrada de Saúde Mário Frare.

A indicação foi realizada pelo vereador James Alberto Adam e aceita por todos os vereadores de Dona Emma. Após indicação, o Prefeito Nerci Barp sancionou a lei nº 1552/2018 com a nova denominação da Unidade.

Estavam presentes o Prefeito Nerci Barp, presidente da Câmara de Vereadores Gilmar Graupner, vereadores James Alberto Adam, Carla Lindner, Cristina de Oliveira Possamai Muniz, Jean Carlos Rizzieri, familiares de Mário Frare, secretário de Saúde Simão Hasckel, secretário de Obras Gilmar Branco de Camargo, servidores da Saúde e comunidade.

O vereador James Alberto Adam agradeceu aos demais vereadores e Administração Municipal por entender da importância dessa homenagem a Mario Frare com a nova denominação da Unidade, sendo que foi ele que doou o terreno para construção do prédio na época. Assim como o presidente da Câmara, Gilmar Graupner, que ressaltou do grande gesto da família e da importância dessa homenagem.

Já o secretário de Saúde Simão Hasckel, agradeceu a família pela doação  do terreno na época, pois contribuiu muito para o desenvolvimento do município e ressaltou dos atendimentos realizados na Unidade.

O Prefeito Nerci Barp, agradeceu a família por esse valioso gesto de doação, pois foi construído a Unidade de Saúde, e agora ao lado será construída a Clínica de Fisioterapia e Hidroterapia e o prédio do CRAS, possibilitando dessa forma a eficiência e agilidade nos atendimentos devido a facilidade de acesso.

A esposa de Mário Frare, Maria Poffo Frare, lembrou da época que foi doado o terreno, e agradeceu aos familiares presentes, aos vereadores e a Administração Municipal pela homenagem.

Conheça um pouco mais sobre Mário Frare:

O senhor Mario Frare, nasceu no dia 14 de novembro de 1929 no município de Ibirama – SC, filho de Antonio Frare e Tecla Venturi Frare. Casou-se com Maria Poffo Frare no dia 18 de julho de 1948. Ambos residiam na localidade de Rio Ferro em Presidente Getúlio. Após o seu casamento com a senhora Maria fixou residência no Município de Dona Emma. Em nosso município o Senhor Mario Frare teve 5 filhos (Arno, Inês, Moacir, Osni e Milton (in memorian), e dedicou-se ao trabalho na agricultura. Mario Frare, também teve uma pequena participação como sócio na antiga Fecularia dos Fey, e sempre ajudou na comunidade, sendo presidente da Igreja Matriz Cristo Rei por 8 anos, contribuindo na construção do atual Salão de Festas. Bom jogador de futebol, era goleiro do Time Duque de Caxias. Também gostava de jogar baralho nos finais de semana. Com a iniciativa da construção de um “HOSPITAL”, o senhor Mario Frare doou as terras onde atualmente estão as instalações da Unidade Básica de Saúde do Centro. Seu Mario faleceu no dia 27 de setembro de 2004, aos 74 anos. Com isso, esse ato representa uma homenagem ao ilustre cidadão que contribuiu para o desenvolvimento de nosso Município.