Dona Emma iniciou Projeto Identidade Jovem pelo CRAS

A Secretaria de Assistência Social Rose de Souza informa que na quarta-feira, dia 26 de agosto, a administração municipal de Dona Emma iniciou mais um projeto do CRAS denominado IDENTIDADE JOVEM em parceria com a Escola de Educação Básica Lindo Sardagna, o qual consiste em trabalhar os jovens com idade entre 15 e 17 anos para desenvolver sua identidade de maneira saudável e consciente.

A Psicóloga Simone Odorizzi Beltrame e a Assistente Social Bernadina Dias de Souza Camargo estão à frente deste projeto trabalhando com os alunos do 2º ano do Ensino Médio.

Bernadina salientou que o projeto Identidade Jovem tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e a sua permanência no sistema de ensino. Isto é feito por meio de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o convívio em sociedade.

Segundo Simone é na adolescência que ocorre a formação da identidade e explica:  na batalha para a integração da personalidade, para conciliar as experiências do passado com as excessivas demandas sociais e emocionais do presente, na lida com os problemas vocacionais, com a emancipação da família e com as relações com o sexo oposto, o adolescente por vezes para e pergunta-se: “Quem sou eu?” “Qual o meu destino?” A formação da identidade é crucial no final da adolescência. Segundo o psiquiatra Erikson, para tornar-se adulto, o jovem precisa deixar de ser, simplesmente, o filho de fulano e ser reconhecido pela comunidade como uma pessoa com identidade própria, finalizou.

Vale ressaltar que este é um projeto piloto, que se obtiver êxito será estendido para mais adolescentes no próximo ano. Por hora atende apenas uma turma com 24 adolescentes, cujos encontros são mensais e o projeto tem a duração de 4 meses.

O Prefeito em Exercício, Marcondes Marques, disse que existe uma preocupação muito grande por parte da administração em cuidar bem dos jovens no Município e que um projeto desta natureza certamente causará impactos positivos a curto, médio e longo prazo, transformando a vida dos jovens para melhor, oportunizando um futuro promissor, pois não basta apenas ensinar, temos que orientar e acompanhar os jovens na sua caminhada, finalizou Marcondes.