Município realizou seminário da Agricultura Familiar

Na manhã de 22 de julho, no salão da Igreja Matriz Cristo Rei, no Município de Dona Emma, em comemoração ao dia do Colono, aconteceu o Seminário da Agricultura Familiar do Município, que contou com a participação de aproximadamente 70 agricultores.

Após o café da manhã, dando início ao seminário, o senhor Salesiano Durigon, advogado que atende os associados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Presidente Getúlio e região, proferiu uma palestra sobre o tema previdência social e contribuição sindical.

Na sequência, o senhor Julio Cesar Melim, técnico da Epagri tratou sobre políticas públicas de compras institucionais da agricultura familiar, quando esclareceu como funcionam as compras dos produtores rurais para entidades públicas, sendo que no mínimo 30 % das compras efetuadas devem ser da agricultura familiar.

Em seguida o Coordenador da PRÓMOVER – Associação para o Desenvolvimento Social e Aperfeiçoamento do Cidadão, Tarcisio Kock fez uma palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural conhecido como CAR.

A quarta palestra da manhã foi ministrada pelo Presidente da Cresol de Dona Emma Cleiton Loch, trazendo informações referente ao novo plano safra 2015/2016, das mudanças das taxas de juros e quesitos para o agricultor acessar financiamentos diversos e seguros de lavouras.

Por fim, foi formada a mesa de autoridades que contou com a presença do Prefeito Egon Gabriel Junior em cuja fala destacou que o Município de Dona Emma sempre esteve muito organizado na questão do cooperativismo, associativismo e sindicalismo e encontros como este fortalecem a família agricultora num todo, trazendo informações importantes que devem ser compartilhadas pelos presentes com toda a comunidade e lugar onde vivem, Egon ainda parabenizou os presentes pelo fato de reservarem parte do tempo para estarem se atualizando.

Na oportunidade, também se fizeram presentes na mesa de autoridades o senhor Cesar Augusto Lodi, Gerente Regional da Epagri de Rio do Sul; Valdecir Caxoeira, Presidente da Cooperfavi, José Vuolo, Diretor Financeiro da Cresol, Neri Cardoso, Coordenador do Sintraf de Dona Emma, oportunidade na qual cada um fez suas considerações finais e em seguida foi servido o almoço.

O seminário que aconteceu nesta quarta-feira, faz parte da programação planejada pelas entidades Donemenses ligadas diretamente aos agricultores e continua neste domingo dia 25, com um dia de festividades, que acontecerão no Complexo Esportivo Municipal Alfred Dham que traz algumas novidades, como por exemplo a “Fazendinha” que será uma exposição de animais de pequeno e médio porte.