Município realizou uma semana de atividades para o enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil

Entre os dias 15 e 22 de maio a Secretaria de Assistência Social de Dona Emma realizou um movimento de enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, em alusão ao dia 18 de maio, “Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças”. Este movimento, organizado pela psicóloga Simone Odorizzi Beltrame e pela assistente social Bernadina Dias de Souza Camargo, coordenadoras municipais do Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, teve por objetivo alertar as pessoas para este fato, demonstrar que as crianças são vítimas deste tipo de crime, que na nossa região vem aumentando consideravelmente nos últimos anos.

Na sexta-feira, dia 15, a campanha teve início com a fixação de cartazes no comércio local, além da solicitação junto às lojas para que montassem uma vitrine alusiva ao combate da violência, colocando os manequins sem roupas e com uma tarja preta nos olhos.

Segunda-feira, dia 18, foram iniciados os trabalhos junto as escolas com uma caminhada que envolveu os alunos da Escola de Educação Básica Lindo Sardagna, os quais saíram do colégio ao som da fanfarra Dragões Azuis, chegando até o pátio da Prefeitura, onde aconteceu uma fala breve sobre o assunto e ouviram a  música O que é o que é? do cantor e compositor Gonzaguinha, e em seguida foram distribuídos balões coloridos para as crianças do 1º ao 5º ano.

Na terça, dia 19, foi dado início à competição do “torta na cara”, brincadeira em que os alunos respondem perguntas sobre a Violência e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil, e se errassem, levavam torta na cara do colega que conseguia responder corretamente. No Lindo Sardagna, participaram o 5º e o 6º, o 7º e o 8º e o 9º ano matutinos, que competiram entre si.

Na quarta-feira, dia 20, foi a vez da Escola de Educação Básica Maria Angélica Calazans da Comunidade de Caminho Pinhal, participar com a distribuição de balões na parte da manhã, e a competição do “torta na cara” no período vespertino.

Já na quinta-feira, dia 21, os trabalhos retornaram para o Centro da cidade quando  foi feita a distribuição de balões e a competição do “torta na cara” com o 9º ano vespertino do Colégio Estatual.

E para finalizar a semana de trabalhos na sexta feira, dia 22, o projeto aconteceu na Escola Municipal Professor Paul Richard Eltermann do Bairro de Nova Esperança, com a distribuição dos balões de manhã e na parte da tarde a competição do “torta na cara”. Além disso, a Secretária de Assistência Social Rose de Souza acompanhada da Psicóloga Simone estiveram na rádio local, onde prestaram uma entrevista sobre o tema para que a população tivesse maior conhecimento da campanha e a última ação do projeto foi na parte da tarde na Escola Lindo Sardagna com  competição do torta na cara que aconteceu  para  as turmas do 5º com o 6º e do 7º com o 8º ano.

Segundo a Secretária Rose a mobilização do combate à violência e á exploração sexual infanto-juvenil se encerrou com a distribuição de mais 400 balões de personagem infantil e com muita satisfação da equipe, pois a repercussão do movimento ocorreu da forma esperada, com o apoio e a conscientização da população Donemense.

Já a Senhora Simone, Coordenadora Municipal do Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, juntamente com a Assistente Social Bernadina aproveitaram para agradecer às pessoas que auxiliaram nesta campanha, principalmente agradecer à Secretária de Assistência Social, Rose de Souza e a servidora Débora Petry também à Direção do colégio Lindo Sardagna pelo apoio fornecido para que este movimento ocorresse.