Confira as fotos da 7ª Conferência Municipal da Assistência Social

Município de Dona Emma realizou a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social

Com grande participação da comunidade, o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS de Dona Emma e a Administração Municipal de Dona Emma realizaram a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Garantia de Direitos no fortalecimento do SUAS”, nesta sexta-feira, dia 14 de julho, no período da tarde, na Câmara Municipal de Vereadores. O público alvo da Conferência foi para os usuários do Bolsa Família – BPC (Benefício Prestação Continuada), do CRAS, da Terceira Idade, Clubes de Mães, representantes das Escolas Municipais e Estaduais, do Coral, da Dança Criativa, da Banda Municipal e fanfarras, além da comunidade em geral.

Para abrilhantar a tarde aconteceu a apresentação da Associação Coral Gente Nossa com a regente Maria Poffo, e com a Banda Municipal com o regente Christiano Brodwolf. Logo após, ocorreu a abertura oficial da 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, com a presença do Prefeito Nerci Barp, da primeira-dama e presidente do Conselho Eunilda Barp (Nena), do vice-prefeito Nilo Graupner, da coordenadora da Educação Elisa Beckhauser Graupner, do presidente da Câmara de Vereadores Gilmar Graupner, dos vereadores Ademar Gonçalves e Jean Carlos Rizzieri, secretário municipal de Saúde Simão Hasckel, responsável pela Delegacia Civil Gizele Jovisnki, e comunidade em geral.

O prefeito Nerci Barp agradeceu a presença de todos ressaltando da importância da Conferência para o município.

O regimento interno foi lido pela assistente social Neide Chiminelli e pelo vereador Ademar Gonçalves e aprovado pelos participantes. Logo após, a palestra foi ministrada pelo psicólogo Marcelo André Agostini e pela assistente social Leonice Morgenorth de Vitor Meireles.

Marcelo explicou objetivos e o funcionamento da Conferência, além do SUAS e sobre a história da Assistência Social no Brasil.

Também foi citado os avanços na área da Secretaria de Assistência Social como a separação da assistência social da Saúde, adesão de automóveis, em andamento a construção do CRAS, separação da Gestão e o CRAS, cursos de clubes de mães, em andamento a contratação de uma psicóloga para a saúde e gestão, ampliação cargo horário da psicóloga, contratação de estagiária para o CRAS, entre outros.

Foram discutidos 4 eixos onde foram elencadas 3 deliberações para o município, 2 para o Estadual e 1 deliberação para a União.

Os 4 eixos discutidos nos grupos foram: 1 – Proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais. 2 – Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS. 3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais. 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

No final do evento, ocorreu a eleição de 2 delegados que representarão o município, ficando dessa forma: Neide Chiminelli e Eunilda Barp (Nena) como titulares, e Simone Odorizzi Beltrame e Agilis Konig como suplentes.

Na oportunidade, a Administração Municipal de Dona Emma através do Prefeito Nerci Barp, da primeira-dama Eunilda Barp, do vice-prefeito Nilo Graupner e da sua esposa Elisa Beckhauser Graupner e de toda a equipe da Assistência Social, foi entregue a cada Presidente de Clube de Mães um Kit de materiais para trabalhos manuais proporcionando mais uma opção de lazer e renda para as mulheres participantes. No município existem 8 Clubes de Mães.

Após será encaminhado para Florianópolis e em seguida Brasília, relatório final da Conferência para a captação de recursos nessa área para o município.

A Administração Municipal de Dona Emma através da Secretaria de Assistência Social na pessoa da assistente social Neide Chiminelli e da primeira-dama Eunilda Barp agradecem a todos que participaram da 7ª Conferência Municipal de Assistência Social.