Município Realizou VI Conferencia Municipal de Assistência Social

Na tarde de quinta-feira, 18 de junho, no Centro de Múltiplo Uso do Município de Dona Emma aconteceu a VI Conferencia Municipal de Assistência Social que teve como tema: “Consolidar o SUAS de vez Rumo a 2026.” e o Lema: “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: o SUAS que temos e o SUAS que queremos.

A Conferencia contou com a participação de autoridades municipais, escolas, representantes dos grupos organizados no Município e pessoas da sociedade civil. Na abertura do evento a Secretária de Assistência Social Rose de Souza explanou aos presentes que a Conferencia era de caráter deliberativo sobre a política de Assistência Social, em cujo debate serão discutidas e aprovadas as propostas e diretrizes para consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais e desejou aos presentes uma tarde produtiva.

O Prefeito Egon Gabriel Junior, presente na abertura da Conferência, registrou a importância da comunidade se fazer presente, onde o usuário do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, pode expor suas propostas trazendo a opinião própria e fazendo seus questionamentos e também colocando novas sugestões. Egon também lembrou que este momento deve ser bem aproveitado para discutir as direções a serem tomadas com muita clareza, pois se trata da etapa inicial do projeto, cujos tramites seguirão em âmbito Estadual e depois Nacional, ou seja, com isso quero dizer que para melhorar o mundo devemos começar por nós mesmos, e está aí uma boa oportunidade, finalizou o Prefeito agradecendo a presença de todos.

Os trabalhos da tarde foram conduzidos pelo senhor Joarez Lima Varella que é Assistente Social de Lages e pelo Psicólogo Marcelo André Agostini do Município de Vitor Meireles, que promoveram o aprofundamento do debate dos seguintes temas: Dignidade Humana e Justiça Social: Princípios Fundamentais para a consolidação do SUAS; Participação Social como fundamento do SUAS; Primazia da responsabilidade do Estado: por um Suas Publico e Republicano; Qualificação do trabalho no Suas e Assistência Social é Direito.

Para finalizar os trabalhos houve a apresentação das propostas elaboradas durante a tarde, as quais depois de discutidas foram aprovadas pelo plenário da Conferência. Também foram escolhidos os delegados para a Conferência Estadual, que acontecerá na Capital do Estado, para defender as propostas do Município aprovadas nesta Conferência.