Município apresenta o segundo maior índice de crescimento do Movimento Econômico no Vale Norte

O Estado de Santa Catarina anunciou os índices provisórios dos municípios catarinenses na participação do retorno aos cofres municipais do ICMS mensal, para o exercício de 2016.

O índice de retorno de ICMS aos municípios catarinenses é calculado com base no movimento econômico das atividades sujeitas ao ICMS, ou seja, das atividades da indústria, do comércio, da prestação de serviços e da agropecuária.

Dos 28 (vinte e oito) municípios que compõe AMAVI, o Município de Dona Emma apresenta um crescimento no índice de retorno do ICMS para o exercício de 2016 da ordem de 3,4% (três vírgula quatro por cento), aparecendo na sétima posição dos municípios que mais cresceram na região do Alto Vale do Itajaí.

Em comparação com os municípios da região Vale do Norte, Dona Emma ficou somente atrás do Município de Presidente Getúlio que obteve um crescimento da ordem de 7,9% (sete vírgula nove por cento). Os demais municípios não tiveram crescimento ou reduziram sua participação na distribuição do bolo do ICMS.

Segundo o Prefeito Egon Gabriel Junior, o resultado do crescimento do índice de retorno do ICMS ao Município de Doma Emma deve-se ao crescimento da atividade econômica local em geral, mas, com ênfase ao aumento proporcionado pela agricultura. O resultado é fruto do trabalho feito junto aos agricultores da municipalidade quanto à importância da emissão da nota fiscal de produtor rural quando da venda de produtos agropecuários, principalmente em função do Projeto Somar desenvolvido no Município de Doma Emma, que, premia os agricultores que investem na pratica de condutas preservacionistas do meio ambiente na sua propriedade, bem como, na emissão da respectiva nota fiscal de produtor rural.

Martinho Tramontin, Secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, tem plena convicção de que além do incremento da produção agropecuária, o Projeto Somar é o maior diferencial para o aumento do índice do Movimento Econômico na área da agricultura, haja vista que a emissão da Nota de Produtor Rural no ano de 2.014 teve um crescimento de 46,84% (quarenta e seis vírgula oitenta e quatro por cento) se comparado ao ano de 2.012.

O Prefeito Egon destaca a importância da atividade agropecuária no Município de Dona Emma, tendo em vista que a mesma representa mais de 40% (quarenta por cento) do movimento econômico local, logo, equivale dizer que responde pelo mesmo percentual no retorno mensal do ICMS, cujos recursos são aplicados em todas as áreas da administração pública, como na saúde, na educação, na agricultura, na assistência social, no esporte, no lazer, na execução de obras, na manutenção das estradas e em outras áreas,  sempre tendo como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população.

Das atividades econômicas donemenses, temos a agropecuária em primeiro lugar, aparecendo em segundo o ramo industrial, seguido do comércio e da prestação de serviços.