Sinal Digital de TV está ativo no município de Dona Emma

A Administração Municipal de Dona Emma viabilizou a área e infraestrutura com segurança necessária para o Ministério das Comunicações (MCom), fazer a entrega da torre, antenas e equipamentos. A distribuição do sinal digital é mais uma conquista e investimento no valor estimado em R$ 500 mil reais (quinhentos mil reais). A antena encontra-se instalada na localidade de Serra do Urú.

Os canais já disponíveis em Dona Emma pelo sinal digital são:

11.1 NSCTV

9.1 TV câmara

9.2 TV ALE

9.4 Tv Senado

2.1 TV Brasil

Esta infraestrutura é parte do Digitaliza Brasil, programa criado pelo MCom, cujo objetivo é digitalizar o sinal da televisão para 1.638 municípios brasileiros que contam apenas com o analógico. O sinal propaga em linha reta cerca de 12km da torre sem barreiras.

Sintonize os canais digitais

Desde que a infraestrutura foi ativada no mês de Junho de 2023, a população pode fazer a busca de canais com imagem e som de qualidade. Todo aparelho de TV fabricado a partir de 2010 vem com um conversor digital.

1. Você precisará de uma antena digital que deve estar apontada para a direção da torre e livre de barreiras físicas, como muros e árvores.
  2. Com a antena instalada, apontada para a torre e cabos bem conectados, é hora de fazer a busca de canais.
  3. Use o controle remoto do seu televisor para acessar as configurações do aparelho. Procure pela opção sintonia, busca de canais, pesquisa de canais ou procurar canais. Cada marca utiliza uma forma diferentes de identificar essa função.

Dúvidas, verifique o manual do equipamento. Após a busca, os canais digitais disponíveis vão aparecer com “1” no final.