Município de Dona Emma fica em 2º lugar no ranking Previne Brasil Regional e é destaque na área da Saúde

O desempenho do município de Dona Emma na avaliação dos indicadores do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde é destaque. O município ficou em segundo lugar entre os 28 municípios da Amavi, 13º lugar no Estado e em 132º no Nacional.

O resultado leva em conta sete indicadores da atenção primária e a avaliação é realizada a cada quatro meses.

Segundo o secretário de Saúde Simão Hasckel, esse resultado é soma dos esforços de toda a equipe, e isso com certeza reflete no atendimento com a população.  Simão ressalta ainda que o Previne Brasil, é uma ferramenta positiva para que a Secretaria de Saúde tenha sua avaliação.

O programa Previne Brasil altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada; pagamento por desempenho; incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

Indicadores avaliados:

– Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas;

– Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;

– Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;

– Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS;

– Proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada;

– Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre;

– Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.