Dona Emma comemora 100 anos de colonização e festividades estão marcadas para este mês de Julho

O ano de 2019 é um ano especial para o município de Dona Emma. É que será comemorado os 100 anos de colonização e com isso será realizado diversas atrações para marcar essa data tão importante.

As festividades dão início no sábado dia 13 de julho, em Caminho Pinhal, com a Missa Italiana celebrada pelo Padre Valmor e cantada pelo Coro Citavi de Rio do Oeste. A comunidade de Caminho Pinhal convida a todos para prestigiarem esse grande evento. Após haverá confraternização.

Uma programação diversificada está sendo elaborada para todos. No dia 24 de julho, quarta-feira, as 19h, acontecerá Sessão Solene na Câmara de Vereadores com uma homenagem as famílias dos primeiros imigrantes.

Já no dia 25 de julho, quinta-feira, as 19h, será realizado Jantar Típico a base de Peixes, com música ao vivo, promovido pela Associação de Aquicultores de Dona Emma. O Jantar acontecerá no Salão Cristo Rei no centro.

Na sexta-feira, dia 26 de julho, feriado municipal em Dona Emma, a partir das 09h, no salão em São Donato, acontece a abertura do Seminário da Agricultura Familiar. As 09h30min haverá palestra para os agricultores com o tema “Energias Renováveis”, logo após palestra com o tema “E-Social para Agricultores” e palestra motivacional. Ao meio dia haverá almoço gratuito para os participantes. As 13h acontece o bingo e as 14h inicia a tarde dançante gratuita animada pela Banda Harmonia do Baile. No local, haverá sorteio de cargas de calcário e outros brindes aos participantes do Seminário.

Ainda na sexta-feira, dia 26 de julho, as 19h, nas dependências da Câmara de Vereadores de Dona Emma, será realizado o Lançamento do Livro “Nossa Gente, Nossa História”, da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina Seccional Dona Emma. Também será realizado a premiação do Concurso de Poesia “Dona Emma 100 anos de Colonização”.

No sábado, dia 27 de julho, acontece o Encontrão da Melhor Idade na localidade de Caminho Pinhal. As 13h haverá a apresentação da KinderBand de Joinville, logo após início da tarde dançante animado pela Banda Harmonia do Baile e as 16h, será servido o café.

Ainda no sábado, dia 27, as 16h, será realizado o Lançamento do Livro do Centenário de Colonização, do autor Elimar Eltermann, nas dependências da Câmara de Vereadores de Dona Emma.

E as 18h, a população poderá apreciar o Encontro de Corais que acontecerá na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil no centro do município e após haverá jantar por adesão.

No domingo, dia 28 de julho, acontece a 16ª Festa do Agricultor e Motorista, a 6ª Mostra da Agricultura Familiar e aniversário de 100 anos de colonização, no salão Cristo Rei, no centro de Dona Emma. O desfile terá início às 09h, e estará acontecendo na rua central da cidade até o Salão Cristo Rei. As inscrições para participar do Desfile são gratuitas e podem ser feitas até o dia 11 de julho com Cássio Marcílio. As 11h, acontece a Abertura Oficial da festa. Para o almoço será servido feijoada gratuita. A organização só pede para cada um trazerem os seus talheres e pratos.

As 12h30min, haverá a apresentação do Coral das Fridas de Taió. Durante a tarde haverá bingo gratuito com R$ 1 mil reais em dinheiro e outros prêmios, sorteios para quem participou dos desfiles e show gratuito com Luan Candido e Banda. As 16h, haverá o corte do Bolo do Centenário feito pelos Clubes de Mães do município e as 16h15min tem início a tarde dançante com a Banda Porto do Som com entrada gratuita.

No local haverá brinquedos infláveis gratuitos para as crianças e tarde de autógrafos com autores dos livros alusivos ao centenário.

A festa é uma realização da Prefeitura de Dona Emma, Cresol e Cooperfavi com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina.