Alunos de Dona Emma se formaram no Proerd

Um total de 62 crianças se formaram no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência) na noite desta quinta-feira, dia 27 de junho. A solenidade aconteceu nas dependências da Câmara de Vereadores de Dona Emma com a presença do Prefeito Nerci Barp, vice-prefeito Nilo Graupner, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Ibirama CAP PM Nilvo Pfleger, vereadores Jean Carlos Rizzieri e Juliano Rizzieri, secretária de Educação, Cultura e Desporto Isolde J. Zappas, responsável pelo comando do Destacamento de Dona Emma Sargento Valdemar Bazzoni, Sargento e instrutor do Proerd Nilberto Machado, coordenadora pedagógica Oinisse Paupitz Minatti, diretoras da EEB Lindo Sardagna Sonia da Silva, da EEF Prof. Paul Richard Eltermann Zenilda Schulenburg, e da EEB Maria Angélica Calazans Pedrinha Formentin Matiola, secretário da Saúde Simão Hasckel, alunos, professores, e comunidade em geral.

O evento contou com a participação do Leão Dare, mascote do Proerd. O programa desenvolve um trabalho preventivo nas escolas, objetivando a conscientização das crianças e os adolescentes sobre a problemática das drogas e suas consequências. As aulas foram ministradas aos alunos do 5º ano das escolas estaduais e municipais, pelo instrutor Nilberto Machado, sargento da PM.

Na oportunidade, aconteceu a apresentação do aluno da EEB Maria Angélica Calazans de Caminho Pinhal Rafael Alves Lunelli com a Declamação da poesia intitulada Recomece de Bráulio Bessa. Após aconteceu a belíssima apresentação de Karine com a música Deus é Deus.

“Estamos formando 62 alunos neste ano, uma demonstração de esforço conjunto, onde queremos manifestar nossos agradecimentos a Secretaria Municipal de Educação, as direções das escolas, professores, pais, patrocinadores e demais colaboradores desta atividade preventiva desenvolvida pela Polícia Militar para manter nossas crianças longe das drogas e da violência”, ressaltou o sargento e instrutor Nilberto Machado.

No final do curso, todos os alunos do Programa elaboraram uma redação sobre o Proerd. Destas algumas foram selecionadas para premiação pelo seu desempenho, participação e comprometimento no curso Proerd:

Da EEB Lindo Sardagna – 5º ano I, os alunos João Pedro Rotermel e Sofia Schneider

Da EEB Maria Angélica Calazans – os alunos Yasmin Francine Lamin e Jonathan Kaleo Ribeiro Selinger

Da EEB Lindo Sardagna – 5º ano II, os alunos Gabriela L. Wajszczyk e Gustavo dos Santos

Da EEF Prof. Paul Richard Eltermann –  os alunos Bruno Nuremberg e Andrei voss Scheunemann

Todos os alunos receberam certificados e concorreram ao sorteio de bicicletas que foram doadas pela Câmara de Vereadores, Cresol, H Lera 100% Agito e Pantaneiros Trilha Clube. Os alunos sorteados foram:

Da EEF Prof. Paul Richard Eltermann – Daniela Meglin Ridieri

EEB Maria Angélica Calazans – Eduardo Cani Manke

EEB Lindo Sardagna – Victor Hugo Voigt

“O Proerd é um importante instrumento na prevenção contra o uso de drogas. Quero parabenizar esse brilhante trabalho que a Polícia Militar está realizando em nosso município através do Proerd, em especial ao Sargento e instrutor Nilberto Machado. Com certeza, esse trabalho realizado hoje se refletirá no futuro dessas crianças e do nosso município”, finalizou o Prefeito Nerci Barp, parabenizando todos os jovens formandos e toda a equipe escolar que se mobilizou para que isso se tornasse realidade.

O comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Ibirama CAP PM Nilvo Pfleger ressaltou que “esse programa tem caráter social e preventivo, oferece atividades educacionais e de prevenção, visando conscientiza-los sobre a necessidade de desenvolver as suas potencialidades e ajuda a preparar para o futuro, no exercício de sua cidadania. Todos os nossos formados de hoje estão vacinados, preparados e conscientes no caminho que devem seguir”.

Para encerrar a solenidade, os alunos realizaram o juramento e a canção do Proerd com a participação do Leão e do instrutor e Sargento Nilberto Machado.