Servidores participam de palestra promovida pela Secretaria da Saúde

A Secretaria da Saúde de Dona Emma realizou nesta segunda-feira, dia 30 de janeiro, a noite, nas dependências da Câmara de Vereadores, palestra com o tema “Medicina personalizada, a individualidade, genética no diagnóstico e tratamento do Câncer”.

A enfermeira e chefe da Unidade, Daiane Petry, agradeceu a presença de todos em nome do secretário de Saúde Simão Hasckel, salientando da importância da palestra. Também estiveram presentes no evento a primeira-dama Eunilda Barp, a Nena, e o vice-prefeito Nilo Graupner.

A palestra foi ministrada por Letícia da Conceição Braga, Bióloga, Doutora em Ciência da Saúde com Ênfase em Oncologia Molecular pela UNESP/ Faculdade de Medicina de Botucatu e Mestre em Genética pela UFMG. Pós doutora em Saúde da Mulher pela Faculdade de Medicina UFMG e ensaios  pré – clínicos invitro pela Fundação Ezequiel Dias.

Atualmente é pesquisadora visitante da Faculdade de Medicina da UFMG, sócia e CEO da onco Tag e docente no Centro Universitário UNA e Izabela Heindrix, que voluntariamente realizou esse trabalho. Esse evento foi destinado para os profissionais de saúde e o convite foi estendido aos professores da rede de ensino.

Segundo a Doutora Letícia, o Câncer é a segunda doença que mais mata no mundo. E conforme pesquisa em 2017, são esperados cerca de 14 milhões de novos casos no mundo e 700 mil no Brasil. Letícia abordou sobre o cenário do tratamento de câncer, farmacogenética: terapia personalizada no câncer, impactos dos testes genéticos na terapia do câncer, entre outros.  Letícia salientou que 62% dos casos diagnosticados com câncer epitelial de ovário já estão avançados. No final, foi aberto espaço para perguntas.