Dona Emma intensifica a Campanha de vacinação contra o HPV e Meningite

A Secretaria de Saúde de Dona Emma através da equipe de vacinação informa que a partir de 2017, o Ministério da Saúde incluiu os meninos com faixa etária de 12 anos a menos de 14 anos para a vacinação contra a HPV (papilomavírus humano).

Até o ano passado, esta imunização era feita apenas em meninas. O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, para que meninos de 9, 10 e 11 anos também venham a ser vacinados.

O vírus HPV (papilomavírus humano) é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição  e a sua transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é feita pelo contato sexual, mas também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto. Embora seja raro, o vírus pode propagar-se também por meio de contato com a mão.

Por isso, a Secretaria da Saúde de Dona Emma salienta da importância dos pais levarem seus filhos até a Unidade Integrada de Saúde munidos da carteirinha de vacinação.

Esta vacina é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos de HPV: seis, 11, 16 e 18. Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no país.

Outra novidade é a inclusão das meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas. A estimativa é de que 500 mil adolescentes estejam nessa situação em todo país.

Ampliação da vacina contra Meningite C garante a proteção dos adolescentes

A vacina contra a meningite C é segura e confere 93% de eficácia no 1º ano após a última dose. A campanha é para meninos e meninas com faixa etária de 12 anos a menos de 14 anos. A meningite é uma doença considerada endêmica no Brasil e o subtipo C é o mais frequente, representando cerca de 60% a 70% dos casos de meningite no Brasil. A meta do governo é vacinar 80% do público-alvo.