Município comemorou 60 anos de extensão rural em SC

Os 60 anos de extensão rural em Santa Catarina foram comemorados em Dona Emma dia 29 de fevereiro no auditório da sala de sessões da Câmara de Vereadores, numa reunião com café da tarde. Na ocasião estiveram presentes atuais e ex-funcionários da Epagri, representantes de cooperativas, de instituições financeiras e lideranças políticas.

Após a apresentação dos resultados do trabalho executado no ano de 2015 e as atividades planejadas para 2016, foi apresentado um vídeo institucional comemorativo contendo um sucinto histórico do trabalho desenvolvido pela Epagri no Estado de Santa Catarina.

Ao fazer uso da palavra, o agricultor e presidente do Sindicato da Agricultura Familiar (Sintraf) em Dona Emma, senhor Neri Cardoso, salientou as mudanças ocorridas no meio rural do município através do avanço de tecnologias refletindo na forma de convivência das famílias e no número de habitantes na área rural.

A ex-funcionária Marlene Sachetti Schmitt, que ao longo de 40 anos de empresa passou pelas funções de auxiliar administrativa e extensionista rural em Dona Emma, Rio do Sul e José Boiteux fez um breve histórico das atividades executadas pela Epagri, tais como: proteção de fontes d’agua para uso comunitário, instalação de banheiros e fossas sépticas, plano de desenvolvimento municipal rural foram alguns dos trabalhos lembrados e que refletiram na melhoria da qualidade de vida no meio rural.

A mudança na configuração das atividades agrícolas, passando de mandioca e arroz para produção de leite e reflorestamentos são temas marcantes no histórico rural, além da melhoria das estradas rurais, telefone no meio rural e modernização na forma de trabalho da empresa foram lembrados pela ex-funcionária e extensionista rural Edna Beltrame Gesser.

O Prefeito Municipal Egon Gabriel Junior finalizou o evento parabenizando a empresa pelo histórico de trabalhos realizados com objetivo de melhorar a qualidade de vida e o incremento da renda dos agricultores, possibilitando a manutenção das famílias no meio rural.

Da família epagriana também estiveram presentes: Elione Lindner Ax (ex-funcionária, auxiliar administrativa), Rogério Baggio (ex-funcionário, técnico agrícola) e Tânia Rosina de Pin (ex-funcionária, extensionista rural).

Momentos de relembrar a história são importantes para reavivar a memória e enxergar o caminho percorrido ao longo do tempo, de onde saímos e onde chegamos, através do trabalho visando atender as necessidades de cada realidade e em cada tempo finalizou Camila de Macedo Golba, atual extensionista rural da Epagri em Dona Emma.