Dona Emma encerra projeto IDENTIDADE JOVEM

A administração municipal de Dona Emma incentivou mais um projeto do CRAS, que teve início no dia 26/08/2015. Segundo a Secretária de Assistência Social Rose de Souza, o projeto denominado IDENTIDADE JOVEM foi uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social do Município em parceria com a Escola de Educação Básica Lindo Sardagna. Consistiu em trabalhar os jovens com idade entre 15 e 17 anos para desenvolver sua identidade de maneira saudável e consciente. A psicóloga Simone Odorizzi Beltrame e a assistente social Bernadina Dias de Souza Camargo que estavam à frente deste projeto trabalharam com os alunos do 2º ano do Ensino Médio.

O projeto IDENTIDADE JOVEM tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e a sua permanência no sistema de ensino. Isto é feito por meio de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o convívio em sociedade.

É na adolescência que ocorre a formação da IDENTIDADE. Na batalha para a integração da personalidade, para conciliar as experiências do passado com as excessivas demandas sociais, e emocionais do presente, na lida com os problemas vocacionais, com a emancipação da família e com as relações com o sexo oposto, o adolescente por vezes para e pergunta-se: “Quem sou eu?” “Qual o meu destino?” A formação da identidade é crucial no final da adolescência. Segundo o psiquiatra Erikson, para tornar-se adulto, o jovem precisa deixar de ser, simplesmente, o filho de fulano e ser reconhecido pela comunidade como uma pessoa com identidade própria.

Desta forma, nesta última terça feira, 24/11/15, o projeto teve o seu encerramento de maneira muito prazerosa, onde os alunos foram premiados com brindes arrecadados no comércio local e desfrutaram de um delicioso cachorro quente com refrigerante cedidos gentilmente pelo grupo H-lera.

A administração municipal externa os seus agradecimentos pelo apoio recebido da Contabilidade e Despachante Sigrid, da Panificadora D’Anita, das Lojas Pertutti, do Grupo Mariano, da Contabilidade Fachini, do Café Hauss, do Restaurante e Lanchonete da Kati, da Joice Cabeleireira, da Manicure Zê, da Zenita Presentes, da Cooperfavi e do grupo H-lera.