Município de Dona Emma recebe o projeto Miguel, o Cavalivreiro

No dia 20 de setembro, os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino fundamental da rede municipal e estadual de Dona Emma, numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Dona Emma, estarão participando de um espetáculo teatral totalmente gratuito para as crianças, Miguel – O Cavalivreiro. Serão dois horários: as 10h e as 14h, com duração de 40 minutos.

Esse é um projeto de circulação da Cia Artística Cobaia Cênica que terá apresentações nos 28 municípios da região. A ação é realizada através do PIC (Programa de Incentivo à Cultura), promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com incentivo do Grupo Rohden.

Miguel – o cavalivreiro é um aventura que se passa em um país sem nome, vazio de casas, escolas, igrejas, bibliotecas e livros. Ali o idioma tem um vocabulário reduzido a termos de trabalho, um enorme dragão ignorante escraviza as pessoas e as obriga a satisfazerem suas mais absurdas vontades. Até que um dia o curioso e destemido menino Miguel resolve enfrentar o monstro com um “artefato” muito poderoso: o conhecimento. O espetáculo é uma fábula de um menino corajoso e valente contra o dragão Ignorâncio que vai percorrer caminhos de toda a região.

O espetáculo é uma fábula contada e cantada de maneira lúdica, que sensibiliza e instiga os espectadores para a busca pelo conhecimento. Na era da internet, da comunicação rápida, massiva, e muitas vezes distorcida, Miguel… surge para apresentar uma arma poderosa contra a desinformação. Ele é um herói inspirado pela tolerância, a aceitação do outro e a verdadeira humanidade. O enredo trata da importância dos livros e da leitura, com personagens que defendem a amizade e o companheirismo, a aceitação do que é diverso e a força da coletividade. E é assim que o herói Miguel se arma para enfrentar o mundo e seus algozes.

O texto é de autoria do ator Samuel Paes de Luna e já foi publicado em livro. O artista encena a obra com o também ator da companhia Thiago Becker. Juntos, eles já apresentaram Miguel – o cavalivreiro em 30 cidades pelo Brasil.