Ambulância Unidade Móvel é novamente sucesso na Campanha do Outubro Rosa em Dona Emma

A Secretaria de Saúde de Dona Emma realizou durante o mês de Outubro, a Campanha do Outubro Rosa com diversas ações em prol das mulheres.

A Ambulância Unidade Móvel, foi novamente sucesso no município, onde a enfermeira Suelen Suave esteve visitando as empresas do município e realizando o exame preventivo nas funcionárias. Além da visita nas empresas, também foi coletado o exame preventivo nas unidades de saúde. Esses exames são realizados gratuitamente pela Secretaria da Saúde.

“Nosso agradecimento especial para as mulheres que participaram. Também quero agradecer o acolhimento dos empresários que abriram as portas de suas empresas para podermos atender essas mulheres e consequentemente facilitar para todos, evitando o deslocamento das mesmas até na Unidade”, ressalta a enfermeira Suelen Suave, que enfatiza do empenho, capricho e da delicadeza das empresas com as mulheres, nesses dias.

No sábado, dia 21 de outubro, aconteceu mais ações na Praça Manoel Marchetti com exame preventivo e orientações do Outubro Rosa.

Além dos preventivos, a Unidade de Saúde agendou diversos exames de mamografias para as mulheres.

“Com o sucesso dessas ações, como a realização de preventivos e de mamografia, promovemos ações voltadas para a saúde, bem-estar e autoestima do público feminino, em todas as faixas etárias”, enfatiza o secretário de Saúde Simão Hasckel.

A mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento logo em seguida. Dessa forma, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos das doenças são minimizados.

Já o exame preventivo atua no diagnóstico de uma série de irregularidades no aspecto das células do colo uterino. É considerado o principal método para se obter o diagnóstico precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro evolua o suficiente para externar sintomas notáveis.