Projeto Semente Solidária é destaque em Dona Emma
A inclusão social é uma forma que a administração do município de Dona Emma vem encontrando ao longo dos últimos anos para aproximar ainda mais o Governo da Comunidade. Projetos sociais como o “Semente Solidária” que são aplicados com baixo investimento vem transformando a vida das pessoas e os resultados podem ser percebidos, tanto nas famílias que tem pessoas inseridas no projeto quanto na comunidade local.
Entre as tantas já realizadas, uma das atividades que mais chamou a tenção foi uma pintura feita pelas crianças que participam do projeto no muro do padrão de água e luz do prédio da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa.
Após estudo sobre as cores da terra, os alunos puderam colocar a “mão na massa,” quando iniciaram os trabalhos confeccionando uma tinta a base de terra, (muitas delas trazidas pelos próprios alunos), água e cola tenaz, e com o auxílio de um pincel mais o olhar atento e carinhoso das voluntárias do projeto, uma obra de arte sustentável ajudou a mudar para muito melhor o visual do centro da cidade.
Anadir Mendes Beltrame, coordenadora do projeto, conta que a terra utilizada veio de várias regiões do Estado, graças a ajuda da voluntaria Marlene Sachetti Schmitt, que em sua paixão pela terra e trabalhos artesanais tinha esse material guardado.
Segundo a coordenadora, o projeto tem uma aceitação unanime entre os que participam, pois aprendem na pratica desenvolver novas capacidades, abrindo o horizonte de conhecimento de cada um e inspirando para um mundo cada dia melhor e quem sabe auto sustentável.
O Prefeito Egon Gabriel Junior disse que ficou admirado quando viu a pintura feita pelos alunos. “Quero parabenizar o projeto e seus idealizadores, por mais uma vez mostrar que é possível fazer a diferença em pequenos gestos, pois estamos despertando pessoas para um mundo melhor em tempos que se diz parecer que tudo está perdido”. Ao finalizar Egon destacou que o projeto tem baixo custo para ao município e que o resultado é inquestionável.