Município de Dona Emma relata 2 casos de Febre Amarela em macacos primatas e enfatiza a importância da vacinação para a população

 

O município de Dona Emma relata dois casos positivos de animais (macacos primatas) para Febre Amarela. Quando foi coletado e notificado, a equipe já realizou todo trabalho preventivo dessa doença fazendo bloqueio vacinal e busca ativa dos não vacinados num raio de 800 metros.

Com esse fato, cresce a preocupação em buscar pessoas que não estão vacinadas, pois a única forma de proteção para essa doença é a vacina. Febre Amarela não tem tratamento específico, por isso precisamos ser vacinados para se proteger.

“O desaparecimento, morte de macacos, nos deixa em alerta, pois eles são vítimas como os seres humanos, fazendo com que sentimos a presença do vírus por perto”, enfatiza a técnica Cátia Fritz Batista Leite.

Esquema Vacinal:

– Crianças com 9 meses – 1ª Dose;

– Crianças com 4 anos recebe a 2ª Dose;

– Crianças acima de 5 anos ou adultos nunca vacinados recebe uma dose única.

Cátia lembra também que para os idosos é interessante vacinar, mas é preciso a declaração do médico.

A técnica ressalta que em 2018 foi realizado no município uma externa e grande campanha, indo de casa em casa, indústrias, mas mesmo assim temos pessoas que não tomaram a vacina além de troca de moradores.

Procure a Unidade Integrada de Saúde Mário Frare em Dona Emma, e atualize o seu cartão de vacina! Mais informações pelo fone 3364-2400.