Professora de artes realiza atividades com a Lenda Abayomis

A professora de Artes, Franciele Sabrina Streber Preus, realizou uma atividade com todos os alunos da Rede Municipal de Ensino do município de Dona Emma. Ela explicou aos alunos sobre a lenda das Abayomis, e após a explicação, cada aluno levou para a sua casa um pacote contendo diversos tipos de panos para junto com os seus pais, estarem confeccionando a sua boneca Abayomi.

Conheça a história:

Quando os negros vieram da África para o Brasil como escravos, atravessaram o Oceano Atlântico numa viagem muito difícil à bordo dos tumbeiros, navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos. As crianças choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de pano de suas saias e faziam bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção para as crianças brincarem. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim. Quando você dá uma boneca Abayomi para alguém, esse gesto significa que você está oferecendo o que você tem de melhor para essa pessoa.

A lenda e a confecção dessas bonecas podem gerar momentos de reflexão na turma sobre a cultura quilombola e as condições nas quais os povos escravizados foram trazidos da África para o Brasil.