Jovens participam de curso

Nesta terça-feira, dia 12 de março, três jovens do município de Dona Emma participaram da aula inaugural do curso “Ação Jovem: produção, organização e protagonismo”, promovido pela Epagri com apoio da Secretaria de Agricultura do município. O curso e a aula inaugural aconteceram no Centro de Treinamento de Agronômica (CETRAG).

Os jovens de Dona Emma que irão participar do curso são: João Rescarolli, Lucas Ryan Simoni e Elinton Vahl.

A metodologia do curso é a de alternância, onde, a cada quatro semanas, os alunos permanecem no Cetrag por três dias e meio, com atividades teóricas e práticas, inclusive com visitas a propriedades rurais da região.

Depois, os alunos buscam aplicar seus conhecimentos em casa, com a assessoria do extensionista da Epagri Giovani Riscarolli. A duração do curso é de oito semanas, perfazendo um total de 220 horas/aula. O objetivo do curso é qualificar os jovens do meio rural sobre temas como produção, formas organizativas e protagonismo.

Os jovens foram acompanhados pelo secretário municipal de Agricultura Agnaldo Alves de Sousa, do extensionista da Epagri Giovani Riscarolli e da secretária de Assistência Social Eliani de Fátima Novak.

O curso será abrangente com diversas áreas a serem trabalhadas tais como: pecuária de leite, apicultura, piscicultura, grãos, olericultura, sistema de produção limpa, fruticultura, legislação ambiental, florestas, conservação do solo e da água, turismo rural, agregação de valor, formas organizativas, segurança alimentar e nutricional, saneamento ambiental, sensibilização em educação socioambiental, desenvolvimento humano, ética, cidadania e comunicação, liderança, políticas públicas, administração e gestão da propriedade rural, elaboração e apresentação dos projetos de Vida, e avaliação geral do curso.

O gerente Regional da Epagri de Rio do Sul, Daniel Schmidt, falou da importância da sucessão familiar dentro das propriedades, evidenciando a oportunidade que os pais e mães estão proporcionando aos filhos.