Município de Dona Emma implantará Projeto pioneiro de coleta de resíduos de esgoto
O município de Dona Emma será pioneiro na implantação de projeto que facilitará e regularizará a questão de coleta de resíduos de esgoto residenciais e industriais. O Projeto foi elaborado pela fiscal e técnica em Vigilância Sanitária, Joice Mara Amarante, que atua na Secretaria da Saúde em Dona Emma e contou com apoio da Administração Municipal através do Prefeito Nerci Barp, vice Nilo Graupner e dos secretários municipais.
Após conversa com técnicos da Fatma em Rio do Sul, a fiscal apresentou proposta e iniciou o processo de elaboração do projeto piloto intitulado como “Transbordo Aéreo”. O mesmo foi encaminhado ao setor responsável na Fatma em Florianópolis que em ofício aprovou e deu parecer favorável, pois o projeto atende todas as normas, conforme informa no ofício o gerente de Licenciamento Urbano e Industrial Fábio Castagna da Silva.
Segundo Joice, no projeto consta o local adequado para realizar essa coleta, que será implantado no terreno da Prefeitura e foi permitido o uso do trator para o mesmo, bem como a realização da coleta nas residências e industrias pela equipe do município. Após, todo esse processo, uma equipe especializada irá retirar esse material no município dando o encaminhamento final correto. Também será cobrado uma taxa acessível para os usuários. “Estamos inovando com responsabilidade ambiental”, enfatiza Joice.
No projeto serão realizados os serviços de coleta intra domiciliar, através do sistema de sucção nos sistemas fossa e filtro, com posterior destinação até a UT, através de equipamento móvel (trator) acoplado de equipamento chamado “distribuidor de esterco líquido”, o qual será dotado de dispositivo chamado corta pingo, entre outras medidas de segurança necessárias a implantação e desenvolvimento do projeto.
Após aprovado pela Fatma, será criada uma Lei de como funcionará todo esse processo e encaminhado a Câmara Municipal de Vereadores para aprovação.
O prefeito Nerci Barp e a fiscal em Vigilância Sanitária Joice Mara Amarante irão apresentar esse projeto levando ao conhecimento dos demais municípios na reunião de Prefeitos na Amavi.
“Com a implantação desse projeto, com certeza será um avanço para o município de Dona Emma na questão de saneamento básico, pois a demanda existente é muito grande e não existe empresa no município que realize essa coleta”, enfatiza o Prefeito Nerci Barp.