Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é prorrogada até dia 09 de junho

 

Para quem ainda não se vacinou terá a oportunidade de se vacinar até o dia 09 de junho na Unidade Integrada de Saúde em Dona Emma, pois a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que se encerraria até o dia de 26 de maio foi prorrogada em todo o País.

O público alvo da Campanha é para os grupos de idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, e para os grupos como portadores de doença crônica (doença respiratória, cardíaca (pessoas que tem pressão alta e tomam remédios para problemas do coração), renal, hepática, neurológica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e trissomias). Lembrando que os portadores de doença crônica que tiverem dúvidas se podem ou não tomar a vacina, podem tirar suas dúvidas com as técnicas de Enfermagem Cátia ou Cristina da Sala de Vacinação.

O objetivo da campanha é de reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza nos grupos prioritários. Segundo informações da Vigilância Universal de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), existiram 10 casos confirmados em Blumenau, 08 casos em Itajaí, um caso em Ibirama, e em diversas cidades do Estado. Em relação a idade, os casos de SRAG confirmados por Influenza acometeram indivíduos nas faixas etárias: menores de 2 anos (seis casos), de 2 a 4 anos (um caso), de 5 a 9 (três casos), etc.

Dos 94 casos confirmados como Influenza, 60 apresentaram algum fator de risco associado. Sessenta e seis evoluíram para a cura, quatorze ainda estão aguardando a evolução e onze óbitos. O perfil de casos e óbitos em 2017 até o momento indica a circulação maior de vírus Influenza subtipo A (H3N2), acometendo idosos e adultos com comorbidades (doentes crônicos e obesos). Esses grupos possuem uma tendência maior a apresentarem complicações quando infectadas pelo vírus influenza, por isso a importância de procurarem um serviço de saúde mais próximo aos primeiros sinais e sintomas de gripe, para o tratamento adequado.

Sobre a Influenza

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. A principal intervenção preventiva em saúde pública para este agravo é a vacinação. A campanha anual, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundarias.