Município realizou 6ª Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Na tarde de quinta-feira, 28 de maio, aconteceu nas dependências do Centro de Múltiplo Uso de Dona Emma a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que contou com a presença de autoridades municipais, pessoas da sociedade civil, conselheiros tutelares, conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município e dos professores Sergio Cassimiro de Oliveira e Eliana K. de Oliveira da cidade de Rio do Sul que conduziram os trabalhos da Conferência.

A presidente do conselho dos direitos da criança e do adolescente a senhora Simone Odorizze Mendes Beltrame declarou aberta a Conferência e      agradeceu a presença de todos que no momento se reuniam para garantir os direitos das crianças e adolescentes Donemenses e principalmente para definir o que é preciso ser feito visando o futuro das políticas públicas para o setor. Simone também se mostrou satisfeita com a presença dos adolescentes participando da mobilização, desejando a todos uma tarde produtiva.

Representando o Poder Executivo Municipal a Vereadora Damarcia Rosana Guesser citou o Art. 227 da Constituição Federal, que trata sobre os direitos da criança e do adolescente, ressaltando ser obrigação do poder público e da sociedade assegurar esses direitos, daí a grande importância deste evento.

A Secretária de Assistência Social Rose de Souza lembrou que a Conferência é importante para o aprimoramento das políticas públicas, haja vista tratar-se da oportunidade da sociedade civil discutir juntamente com o poder público as ações, os benefícios, o desenvolvimentos de programas, projetos e serviços que garantam os direitos e a proteção da criança e do adolescente.

A Conferência teve como objetivo principal analisar, definir e deliberar sobre as diretrizes da política públicas e plano decenal dos direitos da criança e adolescente com estratégias que promovam a devida implementação do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, em consonância com os seguintes eixos: Promoção dos Direitos da Criança e do adolescente; Proteção e defesa dos direitos; Protagonismo e participação das crianças e adolescentes; Controle social e efetivação dos direitos; e Gestão da politica Nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O casal de professores Sergio e Eliana que conduziram os trabalhos fizeram os devidos esclarecimentos e debateram com os presentes cada um dos eixos.