Agentes encontram mais um foco do mosquito Aedes aegypti


A Agente de endemias encontrou mais um foco do mosquito Aedes aegypti durante visita semanal em armadilha, previamente alocada no Centro de Dona Emma. O resultado laboratorial das larvas recolhidas na armadilha e enviadas para exames deu positivo, inicialmente, para mais um foco.

Desde do mês de janeiro deste ano, já somam três focos do mosquito em nosso município. Todos os focos foram encontrados em armadilhas colocadas pela agente de endemias em diversos pontos do centro do município.

A agente de endemias e os agentes comunitários de saúde retornarão a campo para mais varreduras a fim de tentar isolar os focos.

Cuidados

O mosquito é transmissor da dengue, chikungunya e zika. A melhor maneira de prevenir a proliferação do mosquito é evitar o acúmulo de água em depósitos e também em recipientes. É importante fazer a limpeza de calhas, piscinas e até mesmo em cascas e folhas jogadas no quintal, conservar a caixa d’água sempre fechada, lixos mantidos em sacos plásticos, lixeira fechada e pratinhos de plantas, com areia.

Armadilhas

Há 41 armadilhas instaladas no município, distribuídas em residências, empresas, comércios, que são vistoriadas semanalmente. Existem ainda 6 pontos estratégicos que são borracharias, cemitério e empresas.

Para fazer denúncias relacionadas ao tema podem ser feitas diretamente na Secretaria da Saúde do município, pelo telefone: (47) 996412630.