Município segue na Campanha de Combate a Poliomielite
Empenhada na campanha de vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), a Secretaria da Saúde do Município de Dona Emma, como em todo País, realizou no último sábado, 15 de agosto, o dia “D” da campanha, quando na Unidade Básica de Saúde do Centro de Dona Emma atendeu crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos.
Segundo a enfermeira da Unidade, Cátia Fritz Leite, somente no sábado foram imunizadas aproximadamente 45% das crianças do Município e a meta que a Secretaria tem é atingir até no dia 31 de agosto 100% das crianças, a exemplo de anos anteriores. Na quinta-feira, 20 de agosto, uma equipe da Secretaria da Saúde estará atendendo no Posto da Comunidade de Caminho Pinhal onde espera imunizar também as crianças das Comunidades vizinhas de São Donato, Caminho do Morro e Rio Caçador.
A poliomielite é uma doença provocada por um vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. O último caso registrado ocorreu há 26 anos.
Entre 2013 e 2014, nove países registraram casos da doença: Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia.
Glaucio Bachmann, Secretário da Saúde acrescentou que nos dias desta última quinzena de agosto, também ocorre a Campanha Nacional de Multivacinação quando todas as vacinas estão disponíveis, haja vista que aproveita-se o momento que a criança vai ao posto para a atualização da caderneta de vacinas, e ainda como incentivo está sendo entregue uma canequinha personalizada para as crianças que estão sendo vacinadas.